Niterói não se destaca apenas nas telonas, também é uma cidade que se destaca por seu cuidado e incentivo à cultura com diversos fortes abertos à visitação, teatros e museus. Para que você não fique de fora desse circuito cultural, veja aqui as nossas dicas de museus em nossa cidade.
Depois de acompanhar todas as etapas da obra, habite-se e AGI, chega o momento que você tanto sonhou: a entrega das chaves. Esse momento merece uma celebração e não existe jeito melhor de comemorar essa ocasião, do que convidar familiares e amigos para conhecerem o seu novo lar, não é mesmo? Por isso, trouxemos dicas infalíveis para o seu primeiro Open House.
Em um momento que exige mais praticidade do que nunca, a estética do conforto acabou sendo impulsionada nos projetos arquitetônicos. Dentre as tendências do design estão desde a sustentabilidade até os ambientes multifuncionais.
Março é reconhecido como o mês da mulher, já que o dia 8 desse mês é mundialmente um símbolo das conquistas efetivadas no século XX e da luta pela igualdade.
De lá para cá, as mulheres obtiveram muitas conquistas, mas sabemos que ainda há muito a ser alcançado para termos uma sociedade mais justa e igualitária.
Historicamente, o papel social atribuído às mulheres esteve atrelado a esfera doméstica e os direitos de votar ou de ter uma profissão são relativamente novos. Em função disso, ainda é notável a disparidade de gênero entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Uma pesquisa realizada pelo Team Stage, aponta que as mulheres representam 47,7% da força de trabalho global e que apenas 27,1% das mulheres são gerentes e líderes.
Sabe-se que a representatividade é essencial para que outras mulheres se sintam incentivadas a conquistar uma cadeira de tomada de decisões e por esse motivo, reunimos as 5 gestoras que desempenham um papel importantíssimo na Soter, liderando equipes, gerindo departamentos e contribuindo para o crescimento da nossa empresa.
Sendo assim, a seguir, você vai ler um pouco do que a Priscila Barbosa (Gerente Jurídico Administrativo), Liliane Garcia (Gerente de TI), Cristina Pires (Gerente de Orçamentos), Viviane Barros (Gerente de RH) e Paula Lavor (Gerente de Marketing), pensam sobre o desafio de ser mulher dentro do mundo corporativo.
ENTREVISTADOR: COMO VOCÊ DESCREVERIA SUA FUNÇÃO NA SOTER?
PRISCILA BARBOSA: Atuo na como Gerente das áreas Jurídica e Administrativa, conduzindo a gestão de processos como: contratos de compra e venda, análises para aquisição de terrenos e montagem de memoriais. Realizo a gestão estratégica para redução de passivos, assim como na padronização e modernização das atividades dos setores.
LILIANE GARCIA: Atuo como gerente de TI, com a responsabilidade de manter a área tecnológica da empresa funcionando. Fazer com que a empresa esteja alinhada com as novas tecnologias e melhorias na experiência do cliente. Para mim, uma empresa modernizada gera bons olhos no mercado.
CRISTINA PIRES: Como Gerente de Orçamento, sou responsável por todo o levantamento de custos da obra, desde a concepção até o momento de entrega. Além dos custos, realizo o acompanhamento e planejamento.
VIVIANE BARROS: Sou Gerente de RH. Minha área é responsável por cuidar de todos os projetos, políticas e ações que envolvem pessoas dentro da empresa
PAULA LAVOR: Atualmente, ocupo o cargo de gerente de marketing e sou responsável por toda a comunicação da empresa. Meu principal objetivo é desenvolver o meu time para que, juntos, possamos encontrar formas criativas de posicionar a marca e os produtos, através de estratégias consistentes de comunicação.
QUE CARACTERÍSTICAS FEMININAS TE AJUDAM A DESEMPENHAR A SUA FUNÇÃO COM EFICIÊNCIA?
PRISCILA BARBOSA: Acredito que minha característica de ser cuidadosa, atenta aos detalhes e a minha visão minuciosa são muito importantes na condução das minhas atividades.
LILIANE GARCIA: Considero um grande diferencial ser multitarefa, ou seja, conseguir tocar algumas frentes ao mesmo tempo. A organização é um ponto que também que acredito ser muito importante.
CRISTINA PIRES: Uma característica que considero feminina e destaco, é a calma, minha tranquilidade para realizar tarefas tão detalhistas. Considero essa característica de suma importância na análise crítica do meu trabalho.
VIVIANE BARROS: Acredito que o fato de ser uma pessoa multitarefa me ajuda bastante. Além disso, gosto de sentir que estou em constante desenvolvimento pessoal e profissional. Logo, não sou de me acomodar. Desafios me motivam e me movimentam.
PAULA LAVOR: Empatia e versatilidade. Acredito que o meu olhar atento às necessidades de outras pessoas é uma característica predominantemente feminina e me ajuda a construir estratégias de marketing, baseadas nas necessidades do nosso público-alvo. Já a versatilidade, me permite atuar com facilidade e total dedicação em tarefas distintas, que vão desde criar conteúdo para as redes sociais até pensar em uma ação promocional dentro de um stand de vendas ou contribuir com os diferenciais de um novo projeto.
SEGUNDO DADOS DO IBGE (2019) MULHERES OCUPAM APENAS 37,4% DOS CARGOS CORPORATIVOS DE LIDERANÇA. O QUE FALTA PARA ALCANÇAR ESSE EQUILÍBRIO?
PRISCILA BARBOSA: “Acho que as empresas deveriam desenvolver e acreditar mais nas mulheres para cargos de liderança. É necessário romper com a cultura de especificar cargos masculinos e femininos. Acho importante mudar o olhar para características femininas como cuidado, e deixar de acreditar que é sinônimo de fraqueza ou fragilidade.”
LILIANE GARGIA: “Acredito que falta os homens romperem preconceitos e darem espaço, pois não é por falta de competência das mulheres.”
CRISTINA PIRES: “Acredito que o que falta é o olhar de confiança das empresas no trabalho das mulheres.”
VIVIANE BARROS: “Muitas mulheres são adjetivadas como batalhadoras. Porém, essas mesmas mulheres, têm dificuldades, ou pelo menos precisam se esforçar mais para obter evolução profissional, chegando a altos cargos de gestão. Precisamos de mais políticas inclusivas e menos rótulos.”
PAULA LAVOR: “Precisamos desafiar uma barreira histórica. Acredito que muitas empresas ainda superestimam o perfil de liderança masculino, hierárquico e militarista e, nesse sentido, o estigma cega os indicativos, que mostram que mulheres que ocupam posições de tomada de decisões, tem contribuído com a inovação, motivação e retenção de talentos, tornando as empresas mais sólidas, rentáveis e saudáveis.
Outro ponto é o equilíbrio, que ainda estamos buscando. A nossa atuação em cargos de liderança ainda é muito recente e muitas de nós ainda não encontraram meios de conciliar a maternidade e as exigências do mundo corporativo, por exemplo. Por isso, muitas vezes, temos que fazer escolhas que estão distantes da realidade dos homens. Acredito que é o momento de as empresas revisarem essa questão, buscando iniciativas, benefícios e ações que viabilizem a nossa liderança de forma saudável. Afinal, não buscamos ser homens de saia no escritório. Queremos exercer nossas funções somando, mostrando toda a nossa capacitação técnica, usando nossa essência e diferenciais competitivos.”
QUEM É A MAIOR INFLUÊNCIA EM SUA VIDA E POR QUÊ?
PRISCILA BARBOSA: “Minha mãe, pois é o seu maior exemplo de força, garra e honestidade. Ao acompanhar desde criança a jornada “tripla” (tarefas do trabalho, casa e família), pude perceber que apesar das dificuldades, nunca deixava de oferecer carinho e atenção. Minha mãe foi a maior incentivadora nos meus estudos e trabalho.”
LILIANE GARCIA: “Na área de empreendedorismo destaco 2 personalidades como influência: Renata Moraes Vichi (proprietária da Kopenhagen) e Camila Farani (empresária e investidora), por serem mulheres fortes e visionárias. Na área de TI, tive 3 grandes influências que me ajudaram no crescimento profissional, que foram gestoras com quem eu trabalhei diretamente.”
CRISTINA PIRES: “Minhas maiores influências são meus pais, que apesar de terem dificuldades e pouco acesso aos estudos, eles sempre promoveram condições e incentivo para que os filhos se formassem.”
VIVIANE BARROS: “Minha mãe, porque ela é um dos maiores exemplos de força e resiliência que já conheci.”
PAULA LAVOR: “Acredito que ainda faltem referências de mulheres de sucesso no nosso convívio. Eu Tive a sorte de nascer em uma família de mulheres que já trabalhavam fora e que, portanto, me incentivaram a conquistar meu espaço. Meus pais priorizaram a minha educação e formação, que me trouxeram até aqui. Durante a minha carreira, também tive a oportunidade de encontrar líderes inspiradores, que me ajudaram a formar meu perfil profissional. Todos eles me influenciam muito.”
QUE CONSELHO VOCÊ DARIA PARA MULHERES QUE ESTÃO INGRESSANDO AGORA NO MERCADO DE TRABALHO?
PRISCILA BARBOSA: “Aconselho a assumir suas principais características como ponto forte e investir nelas. Tornar essa característica como um diferencial. Acho importante também se inspirar, se apoiar e acompanhar de perto as mulheres da mesma organização, aprendendo e entendendo o processo de crescimento delas na empresa.”
LILIANE GARCIA: “Primeiro ponto: trabalhar para aprender, e não necessariamente ganhar dinheiro. Sempre buscar conhecimento e se doar para aprender. Segundo ponto: estabelecer suas próprias metas, não se comparando com os outros. Manter o foco e não se acomodar. Foi assim que conquistei posicionamento e reconhecimento no meu trabalho, focando e mostrando serviço. Levanto também a importância de não se vitimizar, e sempre ir em busca de lugares em que tem potencial de reconhecimento.”
CRISTINA PIRES: “Aconselho as mulheres a acreditarem na sua capacidade. Serem firmes, se posicionarem e agirem com clareza. Para mim, as pessoas devem passar confiança e credibilidade.”
VIVIANE BARROS: “Acreditem na sua força e no seu potencial. Por maior que seja a insegurança, devido aos obstáculos no caminho, nós somos capazes e, acreditando nisso, teremos resiliência, persistência e determinação para chegarmos aonde quisermos.”
PAULA LAVOR: “Invista na sua formação, confie na sua intuição, conheça o seu propósito e não se distraia dele. Lembre-se: estar pronta é uma decisão e não uma circunstância.”
Ainda existem desafios!
Embora ainda tenhamos muito a percorrer, a liderança feminina vem conquistando seu espaço e crescendo em diversos setores.
As nossas gerentes são exemplos de mulheres que chegaram a posições de alta performance no mercado imobiliário, que historicamente foi liderado por homens.
Esperamos que suas trajetórias inspirem as mulheres não apenas da nossa empresa, mas todas as que buscam romper barreiras no mundo dos negócios.
Aqui na Soter, ficamos honrados de poder dividir com elas esse espaço merecidamente conquistado e de sermos testemunhas oculares de tanta superação, dedicação, competência e foco.
Este site utiliza Cookies. Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você aceita nossa política de privacidade.