Seta
whatsapp

Blog

Posts Relacionados

    Wellness building, wellness design e biofilia: 3 conceitos que podem mudar a sua vida

    Projeto

    A consultoria Mckinsey, através de um estudo, apontou que o mercado global de bem-estar está estimado em mais de 1,5 trilhão de dólares, apresentando um crescimento anual que varia entre 5 e 10 por cento. Esse estudo reverbera a ideia de que atualmente, a casa é percebida como uma forma de promover mais qualidade de vida, ao invés de apenas um ambiente para dormir. Ou seja, a população está repensando a prioridade que a saúde e o bem-estar ocupam no dia a dia e a relação disso com a moradia.

    Sabe-se que, há algum tempo, cuidar da saúde era sinônimo de manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e manter uma rotina de consultas e exames em dia. No entanto, mudanças no comportamento e o próprio consumo de bens imóveis mostram que há um esforço para readaptar a rotina de trabalho e de vida, adequando-as ao lar e favorecendo assim, a saúde mental e física.

    E você, já percebeu o quanto o seu imóvel tem relação com a sua qualidade de vida?

    A moradia influencia hábitos, afeta comportamentos e interfere em algumas decisões rotineiras da família. Quando optamos por um imóvel em uma região segura, por exemplo, tendemos a apresentar um nível de estresse reduzido e nos permitimos adotar hábitos, como caminhar com tranquilidade após um dia cansativo.

    Seguindo essa lógica, concluímos que algumas características do imóvel incidem positivamente sobre a nossa saúde física e mental. A título de exemplo, vale lembrar que, apartamentos com janelas ou varandas amplas e a incidência de luz natural nos cômodos, provoca aumento na produção de serotonina (popularmente conhecida como hormônio do bem-estar e da felicidade), que ajuda a regular o sono, melhorar o humor e até o apetite.

    Agora que você já compreende os impactos gerados pelo ambiente onde moramos, chegou a hora de conhecer três conceitos que favorecem a qualidade de vida e bem-estar da família.

    Wellness building - Conforto pensado desde a escolha do terreno, até a distribuição de plantas dentro do apartamento

    O Wellness Building nasceu nos Estados Unidos, com o objetivo de promover conforto, bem-estar e equilíbrio entre o corpo, a mente e o lar.

    Esse conceito é bastante amplo, pois abrange desde a compra do terreno, onde o prédio será construído, levando em consideração a incidência de sol, espaço para área de lazer, segurança e comodidade, até o apartamento em si, onde podemos observar o tamanho das plantas e a ventilação dos cômodos.

    Dentro desse conceito, existem alguns pilares que são levados em consideração, quando falamos de empreendimentos pensados, primeiramente, no bem-estar de seus moradores. São eles:

    • Amplitude das plantas
    • Opções de lazer dentro do condomínio
    • Localização (valorização das ruas mais tranquilas, arborizadas e seguras, por exemplo).
    • Comodidade no entorno, propiciando acesso ao comércio, hospitais e colégios.
    • Facilidades, como o espaço delivery e o parque para pets.
    • Itens de tecnologia. Aqui, vale citar o Espaço Coworking ou a previsão de wi-fi nas áreas comuns do prédio.
    • Sustentabilidade. Coleta seletiva e utilização de energia solar, são bons exemplos.

    [caption id="attachment_348" align="aligncenter" width="819"] Residencial Tarsila - Espaço Delivery[/caption]

    Cada um desses argumentos, por mais simples que pareçam, têm sua parcela de responsabilidade, quando o assunto é construir uma vida melhor. A previsão de wi-fi nas áreas comuns, por exemplo, foi adotada recentemente em nossos empreendimentos, na intenção de que os moradores possam trabalhar da piscina, a céu aberto e em contato com a natureza, sem ter a conexão com a internet prejudicada. Por isso, é importante observar cada detalhe do imóvel no qual você vai investir não apenas o seu dinheiro, mas também o seu tempo e energia.

    Wellness Design: criatividade, programação e desenho para você viver melhor.

    [caption id="attachment_349" align="aligncenter" width="1024"]Sala do apartamento de cobertura do The Edge. Espaço amplo, voltado para o wellness design The Edge - Sala cobertura - Perspectiva ilustrativa[/caption]

    O wellness design busca levar um estilo de vida mais saudável, do ponto de vista mental e físico, através de um ambiente tranquilo, leve e aconchegante para a família.

    Para que possamos entender melhor, primeiramente, é preciso esclarecer o conceito de design. Entende-se por design, o processo ou ciência que, por meio de atributos visuais, propõe uma solução estética para um problema. A partir disso, é possível compreender que o wellness design trata da utilização de elementos visuais, como cores, texturas e materiais, capazes de tornar o ambiente mais tranquilo e aconchegante, promovendo assim, mais bem-estar e saúde mental.

    Wellness design na prática.

    Vale lembrar que contemplar a sustentabilidade, incentivar o consumo consciente e o cuidado com a natureza também são atribuições do Wellness Design. Para esse fim, o conceito utiliza-se de recursos como materiais naturais e a aplicação dos "espaços verdes”, por exemplo. Por sua vez, existem outras técnicas, mais ligadas à arte e criatividade, que também promovem sensações positivas, como tranquilidade, paz e bem-estar.

    Abaixo, citamos algumas delas:

    • Ambientes leves, equilibrados e aerados;
    • Cores neutras, atemporais, com pouco contraste;
    • Valorização da luz natural, entendendo-a como uma terapia;
    • Temperatura das cores e esquemas de luz, que criam experiências, estimulam a calma e incidem sobre o ritmo cardíaco;
    • Espaços funcionais, que facilitem a limpeza e a organização dos objetos;
    • Utilização de recursos tecnológicos que minimizam a reverberação do som e criam efeito calmante;
    • Utilização de materiais naturais e orgânicos, como vime, bambu, madeira e pedra;
    • Texturas e aromas que causem sensações relaxantes, como velas, incensos, almofadas, entre outros.

    A partir daqui, entendendo o conceito de wellness design, vamos descobrir o porquê de ele estar intrinsicamente ligado a um outro conceito: o de biofilia.

    BIOFILIA: a natureza novamente a seu favor.

    “Biofilia” é um termo em português, que vem da junção entre as palavras gregas “bios”, que significa vida, e “philia”, amor. Somando as duas palavras, a biofilia significa “o amor pela vida” e “pela natureza”.

    Em civilizações mais antigas, a natureza servia como habitat natural, fornecendo comida, remédios e abrigos. Desde aquela época, a biofilia é empregada, conectando pessoas à natureza.

    [caption id="attachment_350" align="aligncenter" width="1024"]Perspectiva ilustrativa do Jardim Gourmet do The Edge The Edge - Jardim Gourmet[/caption]

    Hoje, estima-se que o ser humano passe entre 80-90% do seu tempo em ambientes fechados, apenas entre casa e trabalho. Entendendo a necessidade de minimizar os impactos negativos desse estilo de vida e percebendo a retomada da consciência da natureza como uma importante fonte de saúde, a biofilia entrou em cena.

    Para trazer a natureza de volta para o nosso convívio, sem renunciar ao conforto, a biofilia incorpora características naturais como água, luz, vegetações e elementos, como pedra, madeira e bambu em espaços construídos.

    Resumindo de forma clara, a biofilia é um conjunto de técnicas, que utiliza a natureza como fonte de saúde em ambientes urbanos. Considera-se a biofilia como uma estratégia bastante utilizada por profissionais de wellness design, que buscam equilibrar o corpo, a mente e a casa, através do visual.

    Melhor do que entender a teoria é poder aplicar na prática. Nós já começamos!

    Incorporadoras e construtoras, como nós, atentas às novas necessidades do consumidor e às tendências do mercado imobiliário, adotaram esses conceitos e já os incluíram nos últimos lançamentos, entendendo a importância dos detalhes e a forma grandiosa como eles incidem sobre a qualidade de vida dos clientes. Muito mais do que novos conceitos, entendemos que se trata de um novo estilo de vida, de uma mudança de prioridades, além de uma oportunidade de evoluir e aperfeiçoar nossos produtos.

    Nos nossos 3 últimos lançamentos, aplicamos muitas das técnicas que você viu aqui. Tudo foi analisado cuidadosamente, desde a escolha do terreno, até o desenho das plantas, passando pelo olhar criterioso ao definir e posicionar os itens de lazer e pela contratação de escritórios renomados de paisagismo e interiores, que cuidaram da escolha da vegetação, da iluminação adequada e das experiências que serão vivenciadas ali pelos nossos clientes. Não reduzimos os esforços, quando o assunto foi fachada. Investimos na contratação de escritórios especializados, garantindo o uso dos melhores materiais, o estudo das cores e a valorização dos elementos da natureza

    Aqui, você pode conferir individualmente os diferenciais do Mud 333, Residencial Tarsila e The Edge.

    Agora, é a sua vez.

    Se você ainda não mora em um empreendimento com acabamento #padrãosoter, saiba que ainda assim, é possível investir em qualidade de vida.

    Agora, que você já domina os conceitos e já compreende que o bom resultado é a soma de pequenas atitudes, é hora de entrar em ação. Para facilitar, divulgamos 7 dicas para começar hoje mesmo a ajustar o seu lar, tornando-o uma fonte a mais de saúde física e mental para a sua família.

      Soter

      Plaza Shopping - Torre Sul

      Rua Quinze de Novembro, nº 4, 1202 | Centro

      Niterói-RJ | CEP: 24020-125

      Telefone: (21) 2716-9393

      Newsletter

      Inscreva-se para receber novidades sobre nossos projetos

      confirm
      error

      Certificações

      • emblema da certificação great place to work dez 23 - dez 24
      • emblema da certificação abnt nbr iso 9001
      • emblema da certificação abnt PBQP H nível A

      Shopping RioSul

      Rua Lauro Müller, nº 116, 806 | Botafogo

      Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22290-160

      Redes Sociais

      • facebook
      • Instagram
      • Linkedin
      • Youtube
      • Pinterest

      SOTER SOCIEDADE TÉCNICA DE ENGENHARIA S/A CNPJ:30.098.529/0001-50

      Este site utiliza Cookies. Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você aceita nossa política de privacidade.

      close